quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Arianos


Internet - Google Imagens


Horóscopo é uma coisa engraçada. A maioria das pessoas não acredita, mas se interessa nem que seja de vez em quando.
“Eu nem sei o meu signo”, diz uma amiga com ar de pouco caso. Pergunto a ela o dia e mês de nascimento, e constato que é ariana, como eu.
“Você é de Áries, como eu”, respondo. Recebo em resposta um “ah!” murcho acompanhado de um olhar de desdém e acredito firmemente que acabei de fazer papel de boba. Mas no instante em que me volto para outra pessoa, para conversar outras coisas, sinto um toque suave no antebraço.
Como quem não quer nada, a amiga do desdém me diz: “Esse negócio de horóscopo é uma bobagem.” Respondo, lacônica, um ‘pode ser’, e ela prossegue: “Quer ver? Diga lá como são os tais de Áries. Não vai ter nada a ver comigo”.
Conheço o tipo. Não acredita. Acha coisa de gente sem cultura. Mas morre de curiosidade de conhecer e ver ‘se bate’.
Explico à incrédula que arianos são os nascidos entre 21 de março e 20 de abril, podendo ser ainda do primeiro, do segundo ou do terceiro decanatos. Que são criaturas teimosas, imperativas, emocionais ao extremo (quando exteriorizam ou quando internalizam), líderes mal aproveitados por si mesmos, amigas de seus melhores e de seus piores amigos, respeitadoras de seus inimigos.
Independentes, os arianos ganham a estrada com uma facilidade incrível, mas adoram voltar para casa, o porto seguro do lar. São amantes interessados e incansáveis, têm paixão pelo trabalho e detestam ser comandados (num ariano só se manda por meio de artimanhas de carinho).
Adoram reconhecimento, mas também reconhecem facilmente as qualidades alheias. A maioria não se importa com barulho, curte vida noturna ou mesmo trabalhar à noite (as manhãs foram feitas para dormir ou relaxar), mas sabe apreciar um isolamento auto-provocado, ocasião em que odeia ser interrompido por telefonemas ou campainhas.
Arianos seguem regras, embora não pareça. Não vão à casa dos outros sem antes ligar e marcar dia e hora, não brigam com quem já está no chão, não admitem injustiças. Deixam as pessoas à vontade e não ficam zangados com a sinceridade alheia, desde que não seja rudeza ou ironia.
O que magoa um ariano, fere de morte mesmo, é indiferença. Primeiro, o baque. Em seguida, choro e frustração e, finalmente, a reação: uma altivez vinda não se sabe de onde. Arianos lidam bem com as perdas, até porque são rápidos em seguir em frente, mas são orgulhosos, tão orgulhosos que chega a ser doença.
Evidentemente que há diferenças entre os arianos de março e os de abril. Os primeiros, mais calados e introspectivos, parecem ser mais mansos. Os de abril, falam mais do que a boca, são espalhafatosos e estabanados. Um lembrete apenas: não existe ariano manso.
Um ariano pode detestar uma pessoa e já ter sofrido muito na mão dela, mas se essa pessoa ficar doente, ou deprimida, ou perder um ente querido, ou abrir falência...pronto! Lá vai o ariano dar o ombro, sem parecer se lembrar do que passou. Lembra. Lembra mas releva quando o assunto é de maior monta.
Mas se realmente se quiser identificar um ariano, é só prestar atenção às frases que ele exclama, literalmente. Uma pessoa de outro signo diz: “Que filme interessante. Fernanda Montenegro estava muito bem no papel e a Fernanda Torres também. Gostei muito”.
Arianos dizem assim:
“Assisti a um filme bááárbaro! Super lindo! A Fernanda Montenegro estava sublime, maravilhosa, mais perfeita do que nunca! Também, quem é melhor do que ela, me diga, vai, diga? E a Fernandinha então? Filha de peixe...Que menina ótima! É de família, está no sangue. Até me arrepio só de lembrar”.
Percebo que estou discursando sem interrupções há um tempinho – normal! – e encerro o assunto. Nos olhos de minha amiga vejo um susto maldisfarçado, uma vontade de gritar: “Nossa, essa aí que você descreveu sou eu”. Ao contrário, ela apenas arqueia as sobrancelhas, faz um gesto com a boca, e diz: “É. Interessante.”
Mas antes que a frustração da resposta tome conta de mim, constato que ela é mesmo uma ariana legítima: demora a dar o braço a torcer!

10 comentários:

  1. perfeito!!!!!! sou eu rsrsrs

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa... adorei! Mais se eu e ele somos arianos, eu do dia 25 e ele do dia 26, como fazemos para voltarmos a nos falar? O orgulho e a indiferença estão acontecendo... se eu no caso (mulher), for atrás sutilmente ligar perguntar se está tudo bem, na verdade me interessar por ele. Há algo de mal nisso?
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  3. E eu sou uma ariana perfeitamente igual ao ariano descrito em seu texto.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/5/10 12:48

    exatamente,sou aries com ascendente em aries sol na casa 1 marte em leao, lua em escorpiao, sou muito orgulhoso e dramatico,e tenho grande generosidade,odeio ser tratado com indiferença,se alguem nao me nota, oufaz pouco da minha pessoa, eu passo muito mal, e fico me perguntando por que? mais ai o tempo passa e eu esqueço, por que vem novas emoçoes,quero ser o centro das atençoes, brigo sempre, mais esqueço sempre as magoas,ate lembro, maisa pessoa chega com novidades, acabo esquecendo por alguns momentos... enfim,sou do segundo decanato...

    ResponderExcluir
  5. E quando os homens de aries estão frios, o que fazer neste momento? Um dia ele tá um amor no outro frio seco e desinteressado nem parece aquele encanto de pessoa.Daí perco todo meu romantismo e me sinto frustada e insegura.Percebo quando me isolo não lhe dou atenção ou minto dizendo-lhe que estou atarefada e sem tempo, aí ele chega feito um gatinho manhoso querendo atenção. Isso se repete sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu ex era assim, e eu tinha que fazer exatamente como vc faz. Continue mostrando que tem vida própria tbém. Se a situaçao nao melhorar,termine,pois as vezes ele nao gosta tanto assim de vc.

      Excluir
  6. adorei o texto.. sou eu :) nasci dia 21 de março!

    ResponderExcluir
  7. nossa...nunca fui tao bem descrita!!!

    ResponderExcluir
  8. Sou ariana...tô boba!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. uma pena serem assim tão difíceis os arianos pois eu fui muito apaixonada por um, foi um namoro bom e ele simplesmente depois de 6 meses me mandou pastar e chorava muito, mas não quis saber! E me perguntem oq eu fiz? Até hj não sei

    ResponderExcluir